Em 1216 chegaram a esta vila de Alenquer os primeiros franciscanos enviados para Portugal pelo próprio Francisco de Assis, de quem eram condiscípulos.
Poderiam ser vários, mas apenas se conhecem os nomes de dois deles, Gualter e Zacarias. O primeiro acabou por partir para o norte e seguiu até Guimarães. Ainda hoje se celebram na cidade berço as Festas Gualterianas em honra deste franciscano que também passou por Alenquer.
Mas frei Zacarias ficou e foi ele o fundador do primeiro Convento Franciscano de Portugal, erigido a partir do paço real da Infanta D. Sancha que, convencida de que esta seria a decisão certa, humildemente cedeu a sua casa à recente ordem mendicante. 

Escassos anos mais tarde, em 1223, numa pequena localidade chamada Greccio, na atual Itália, Francisco de Assis, pedindo a um amigo que lhe cedesse a utilização por algumas horas de uma gruta que servia de estábulo, criou e encenou o primeiro Presépio vivo da história. O Presépio tradicional, tal como o conhecemos, com todas as suas figuras e significados surgiu da imaginação de S. Francisco.
E terá sido aqui nesta vila de Alenquer, no Convento Franciscano, que pela primeira vez em Portugal um Presépio foi montado para a celebração da noite de Natal.

Queres saber mais?
FALA CONNOSCO

 

800 ANOS DE PRESÉPIO

no berço do espírito santo