PAISAGEM PROTEGIDA DA SERRA DE MONTEJUNTO

A Rota do Gelo desenvolve-se no enorme palco abrangido pela Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, que é um dos pontos de maior interesse da Região Oeste de Portugal. Somos aderentes da marca NATURAL.PT e temos por parte do Turismo de Portugal o reconhecimento como operadores de turismo de natureza.

IDENTIDADE DA ROTA
A história transporta-nos até ao séc. XVIII em que a família real, em Lisboa, se refrescava com bebidas “temperadas” com o gelo proveniente da Serra de Montejunto. Os actores desta operação tão improvável quanto gigantesca eram as gentes da serra, os burros do gelo e os barcos da neve, entre outros. A serra constitui uma barreira natural que influencia as culturas desta região e os vinhos locais são um bom exemplo disso mesmo. Um pouco por todo o lado, moinhos de vento ornamentam a paisagem e do ponto mais alto, o arquipélago das Berlengas parece que está logo ali.

SENTIR, CONHECER, FAZER

A VIAGEM DO GELO

visitas guiadas
percursos pedestres

Nesta viagem, contamos a história de uma Real Fábrica cuja construção remonta aos meados do séc. XVIII e a forma como o Gelo, iguaria daquela época, era fabricado, conservado e transportado até Lisboa. Os Burros do Gelo e os Barcos da Neve eram alguns dos intervenientes chave desta história apaixonante, mas o esforço das gentes da Serra era a força motriz de todo o processo. Duro, manual, desconfortável e talvez  desconhecido de todos quantos comercializavam ou consumiam este precioso produto, o Gelo. Depois da história contada, prosseguimos para outras histórias, as dos vinhos produzidos nas imediações da Serra de Montejunto, cuja frescura é um reflexo das características climáticas desta região. E não terminaremos esta viagem sem provar devidamente os Vinhos de Lisboa aqui produzidos.

SENTIR, CONHECER, FAZER

A VIAGEM DO PÃO

visitas guiadas
percursos pedestres

A essência desta experiência é a colocação da “mão na massa” e a aprendizagem do processo que se inicia com o cultivo dos cereais até à sua moagem e transformação em farinha. Iremos aprender a fazer o nosso próprio pão e acompanhá-lo até ao forno onde será posteriormente enfornado e cozido. Enquanto aguardamos, nada como saborear algumas das iguarias locais sem esquecer os Vinhos de Lisboa produzidos na Serra de Montejunto e território envolvente. O clima da serra proporciona aos vinhos desta região características diferenciadoras e a visita aos produtores será certamente inesquecível. Prontos para experimentar?

SENTIR, CONHECER, FAZER

A VIAGEM DO VENTO

visitas guiadas
percursos pedestres

Nesta experiência, exploramos os recursos que a Serra de Montejunto nos oferece para desenvolvermos actividades pedestres em que o horizonte visual se pode estender entre Sintra e a Nazaré. Os moinhos de vento, existentes em grande número nesta Serra são o tema desta experiência e podemos optar entre percursos mais exigentes para caminhantes experientes e outros mais suaves para quem não tem experiência em caminhadas de montanha. No final, nada como parar num moinho de vento para uma breve refeição antes de seguir viagem até uma prova de Vinhos de Lisboa em plena Serra ou no território envolvente.

SIGAM-NOS!

#natureza
#tradição
#vinhos
#património
#storytelling
#gastronomia
#hospitalidade