EXPLORA O OESTE CONNOSCO

West Side Stories é o teu guia local mais sustentável na descoberta e conhecimento de um pequeno, mas enorme, território chamado Região Oeste de Portugal.
Junta-te a nós para uma visita guiada onde a diversão e boa disposição dos participantes constituem uma das nossas maiores preocupações.
Entre estórias, vinhos, natureza e um nunca acabar de património diversificado podes descobrir e sentir uma das regiões mais autênticas de Portugal.

EM DESTAQUE: A ROTA DO GELO

ROTA DO GELO

natureza e património
estórias e tradições 

visitas guiadas

A Rota do Gelo está na origem e em todo o desenvolvimento e construção do projeto West Side Stories.
Foi apresentada a 8 de março de 2018, na final do concurso de empreendedorismo Empreend’Oeste, MyOeste, no Parque Tecnológico de Óbidos e desde logo suscitou o interesse de todos quantos estavam presentes.
Direcionada para atividades na área de Paisagem Protegida da Serra de Montejunto, tem o seu início na vila de Alenquer, um dos dois municípios que dividem entre si a gestão desta área protegida. Nesta Rota do Gelo e na nossa companhia podes descobrir inúmeras estórias que fazem parte integrante da história de Portugal, mas sobretudo descobrir de forma sustentável um território riquíssimo onde a hospitalidade das gentes locais e os produtos regionais se destacam.
A começar pelos vinhos que aqui se produzem.
Percorrer a Rota do Gelo connosco é uma excelente forma de sentir, descobrir e viver o Oeste

DESCOBRIR ALENQUER

HISTÓRIA | PATRIMÓNIO  NATUREZA | TRADIÇÕES

visitas guiadas

A origem da vila de Alenquer perde-se na antiguidade, não se sabendo ao certo se a sua fundação remonta ao tempo da presença dos romanos neste território ou terá sido inicialmente um simples povoado pré-histórico.
Os castros descobertos nesta região, cujos vestígios são cada vez mais acessíveis aos nossos olhos fazem-nos acreditar convictamente na segunda hipótese.
E quem terá construído as muralhas originais desta praça forte que nunca foi conquistada pela força?
Berço das Festas do Império do Divino Espírito Santo, de Damião de Goes e de Pêro de Alenquer.
Aqui foram construídos o primeiro Convento Franciscano e o primeiro Convento Dominicano de Portugal.
Por aqui passou Camões, criado na sua verde e cara pátria, Alenquer.
Junta-te a nós, temos muitas estórias para te contar. 

CONHECER ÓBIDOS CONNOSCO

RAINHAS | PATRIMÓNIO INOVAÇÃO | CULTURA

visitas guiadas

Conhecida como Vila das Rainhas, Óbidos é uma das vilas medievais portuguesas mais bem conservadas e que nos atrai a atenção em qualquer momento que a visitemos.
Em conjunto com Santarém e Alenquer, constituiu um triângulo defensivo a norte de Lisboa de extrema importância durante a reconquista cristã iniciada por D. Afonso Henriques.
Aqui encontramos a arquitetura medieval em harmonia com registos artísticos diversos como as pinturas de Josefa de Óbidos ou o vasto espólio do multifacetado artista Abílio de Mattos e Silva que podemos visitar no Museu com o seu nome.
Integrando a rede de cidades criativas da Unesco, como Cidade Criativa da Literatura, Óbidos reinventou-se através da criação de vários eventos e festivais anuais, dos quais o Folio assume um papel de topo entre os eventos culturais da Região Oeste.
Mas não se deve visitar Óbidos sem provar um dos ex-libris locais, o bem conhecido licor de ginja, ou ginjinha.

MELHOR É O VINHO

BOA É A VIDA
mas melhor é o vinho

visitas guiadas
percursos pedestres

É na Região Oeste que se produzem alguns dos melhores vinhos da Região de Vinhos de Lisboa, faixa costeira de território compreendido entre os concelhos de Sintra e Pombal, sendo a proximidade do oceano Atlântico e da Serra de Montejunto fatores de clara influência nos resultados da produção local.
Nunca dispensamos um bom Vinho de Lisboa nas nossas atividades e algumas delas são desenvolvidas em áreas de vinha, uma das paisagens mais emblemáticas do Oeste, que prendem a nossa atenção em qualquer altura do ano.
Ainda temos bem fresca na nossa memória a Cidade Europeia do Vinho 2018 em que Torres Vedras e Alenquer, em conjunto, desempenharam bastante bem o papel que era exigido, captando a atenção dos mais diversos setores, nomeadamente o de turistas à procura de destinos vínicos, para a nossa Região.
Percursos pedestres e vinhos combinam na perfeição e reforçam a famosa frase do poeta Pessoa:
Boa é a Vida, mas melhor é o Vinho.
E, não se esqueçam: Take a Walk on the Wine Side é connosco.

Empresa de animação turística com o RNAAT nº 1486/2018, temos o reconhecimento como turismo de natureza por parte do Turismo de Portugal e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.
Somos também detentores do selo Clean&Safe, atribuído pelo Turismo de Portugal que certifica o cumprimento, em tempo de pandemia, das normas da Direção Geral de Saúde
.

subscreve a nossa newsletter